terça-feira, 12 de setembro de 2006

Auschwitz

Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.
Os campos localizavam-se no território dos municípios de Auschwitz e Birkenau, versões em língua alemã para os nomes polacos de Oświęcim e Brzezinka, respectivamente. Esta área dista cerca de sessenta quilômetros da cidade de Cracóvia, capital da região da Pequena Polônia.
Pelo facto dos campos de extermínio se situarem em território polaco, observamos muitas vezes nos Media e em Artigos Académicos a expressão incorrecta “campos de extermínio polacos”. Uma situação que é alvo de protestos formais por parte das autoridades polacas.













domingo, 10 de setembro de 2006

Varsóvia

Varsóvia (em polonêsWarszawa) é a capital e maior cidade da Polônia. Localiza-se nas margens do rio Vístula, a cerca de 350 km quer da costa do mar Báltico quer das montanhas dos Cárpatos. A sua população, em 2004, era estimada em 1 694 825 habitantes. A cidade, que também é a capital doVoivodato de Masóvia, é sede de numerosas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia eléctrica, automóveis), instituições de ensino superior (Universidade de Varsóvia, Universidade Tecnológica de Varsóvia, Escola Superior de Gestão, Academia Médica, etc.), uma orquestra filarmónica, o Teatro Nacional e a Ópera. Sucedeu a Cracóvia como capital do país em 1596.